A linguagem audiovisual está bastante presente como integrante nas ações do Coletivo ALMA: seja no envolvimento com exibições itinerantes de produções criadas fora do circuito comercial - que dialogam com o cotidiano das comunidades onde o Coletivo atua, seja na produção de documentários que enfocam  os temas centrais de trabalho do coletivo - cultura, meio ambiente e arte.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL


Ritos de Rios e Ruas
Sinopse

Uma trajetória pelas cabeceiras do rio Tietê, conhecendo pessoas e paisagens que fazem a história da região. De forma crítica e poética, a obra traz uma reflexão sobre o processo de urbanização na região e as consequências deste processo no dia-a-dia das comunidades. 

 Fruto de uma expedição de dez meses pelas comunidades do Alto Tietê, o documentário “Ritos de Rios e Ruas” traz relatos com diferentes pontos de vista acerca das transformações ambientais e culturais da região.

A obra busca valorizar o potencial hídrico remanescente do Alto Tietê Cabeceiras. Por meio da análise de especialistas e de entrevistas com moradores, são discutidas as transformações no cotidiano advindas do processo de urbanização: loteamento de terras, ocupação de áreas de mananciais, especulação imobiliária, bem como o impacto ambiental sobre o Tietê: retificação e desvio do curso natural do rio, destruição das várzeas, descarte incorreto de resíduos sólidos e insuficiência de tratamento de esgoto.

Desde sua estreia, em Mogi das Cruzes, a exibição do documentário tem fomentado debates sobre assuntos como a ocupação do solo nas cidades e a proteção dos recursos hídricos, e tem sido ferramenta de reflexão coletiva. O projeto é realizado pelo coletivo ALMA (Aliança Libertária Meio Ambiente) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 



FICHA TÉCNICA
Ritos de Rios e Ruas
Concepção: Coletivo ALMA
Coordenação de projeto: Alexandre Falcão e Daniela Caielli
Direção de vídeo e roteiro: Mário Dalcendio Jr.
Pesquisa e Argumento: Alexandre Falcão, Daniela Caielli e Eliana Maurelli
Produção Executiva: Eliana Maurelli e Marcello Nascimento de Jesus 
Câmera: Jonilson Montalvão e Ronie Riccomi
Imagens adicionais: Eliana Maurelli e Mário Dalcendio Jr.
Captação de áudio: Jonilson Montalvão e Ronie Riccomi
Fotografia Still e apoio de produção: Adriana Gaeta Braga, Ana Rolf, Letícia Elisa, Mauro Grillo, Samara Costa, Thabata Ottoni, Thiago de Oliveira Silva
Montagem, Design e Finalização: Daniel Carezzato e Felipe Carrelli (Filmes pra bailar)
Consultoria de história ambiental: Janes Jorge.
Trilha Sonora: Thiago de Oliveira Silva e Thiago Rocha
Motoristas: Angela de Souza Pereira e Sérgio de Sousa Pereira
Projeto gráfico: Murilo Thaveira
Gênero: documentário
Duração: 37 minutos

Ano de produção: 2013


Saindo da Lixeira


Saindo da Lixeira é um vídeo comunitário destinado aos moradores da COHAB José Bonifácio (conjunto habitacional de mais de 200.000 habitantes localizado em Itaquera, Zona Leste de São Paulo), parte de um projeto mais amplo de educação ambiental que fomenta a reciclagem dos materiais e também das idéias, dos valores e dos desejos, através da arte e do conhecimento, realizado pelo Coletivo ALMA, através de intervenções teatrais nos prédios e espaços comunitários da COHAB.
Acreditamos que este documentário de ação educativa possa também interessar pessoas de outras regiões por tratar de um tema universal: o desafio do lixo e o envolvimento comunitário na busca de soluções para este impasse da sociedade. Assim, com uma linguagem documental, o vídeo tem a intenção de ser um instrumento para a sensibilização dos moradores. Mais do que adestrar para a coleta seletiva, visamos motivá-los a esta prática ao mostrar a humanidade dos agentes da cadeia da reciclagem e, assim, buscamos tocar a consciência através de sentimentos de pertencimento e solidariedade.

 

_______________

SINOPSE – Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Abordando a complexa problemática do lixo em São Paulo, o vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do Grupo ALMA Ambiental, formado por jovens do bairro que agem para sensibilizar e mobilizar a população, incentivando a autonomia a partir de uma nova consciência.


FICHA TÉCNICA
Saindo da Lixeira
Documentário, 46min, 2009
DIREÇÃO, PRODUÇÃO, FOTOGRAFIA E MONTAGEM: Filipe Freitas
PRODUÇÃO, ASSISTENTE DE DIREÇÃO E CÂMERA ADICIONAL: Eliana Maurelli
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO E FOTOGRAFIA STILL: Luciane Lima
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcello Nascimento
DESIGN E FINALIZAÇÃO: Macau Amaral
APOIO DE PRODUÇÃO: Alexandre Falcão, Thábata Ottoni, Thiago Silva
ARGUMENTO: Alexandre Falcão, Thábata Ottoni
REALIZAÇÃO: Coletivo ALMA


CO-PATROCÍNIO:

 Secretaria de Cultura do Município de São Paulo

APOIO:  CRUFFI – Cooperativa de Reciclagem União Faz a Força de Itaquera; Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo; Ciclo Ambiental - Camisetas Pet www.cicloambiental.com ; Phytoterápica – www.phytoterapica.com.br ; Queima Filmes – www.queimafilmes.com.br ; Ecoarte Papel – www.ecoartepapel.com.br ; Casa de Cultura Raul Seixas - Parque Raul Seixas ; Cooperativa União ; Cultzone Filmes

CINECLUBISMO


Desde 2009 o Coletivo ALMA tem circulado pela comunidade de José Bonifácio exibindo documentários, animações, curtametragens e uma série de produções audiovisuais que incentivam a reflexão acerca da cultura e do meio ambiente.O cineclubismo é uma atividade forma um público seletivo, consciente e crítico para as produções audiovisuais e tem sido exercitado pelo Coletivo Alma em diversos eventos em espaços alternativos: Terreno Ocaruçu (ocupação cultural de terreno subutilizado na comunidade de José Bonifácio), CineHabitarte, Circuito Tela Verde, Cine Murão em parceria com o SESC Santo André.

Cine Murão - Exibição ao ar livre, Conjunto Habitacional Prestes Maia - Santo André, 2009

CineHabitarte - Exibição na Escola Estadual Indiana Zuycher - José Bonifácio - 2010 

Estréia do documentário Saindo da Lixeira na Casa de Cultura Raul Seixas - exibição realizada em 2009